· Quem não pode ser um doador?
Não poderá ser doador o candidato que estiver fazendo algum tipo de tratamento, usando medicamento, estiver com gripe, ter tomado a vacina contra a febre amarela ou contra a gripe comum há menos de 30 dias, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de seis meses, tiver piercing ou tatuagem há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e ter fumado horas antes da doação.
· Quais medicamentos impedem a doação?
Há uma grande variação de normas para medicamentos e a quantidade de medicamentos postos no mercado constantemente.
O ideal é que o doador entre em contato com o Hemocentro 0800-722-8432
· É necessário estar em Jejum?
O candidato não pode estar em jejum! No entanto, ele não deve ter ingerido alimentos gordurosos (como “bacon”, ovos, feijoada, etc.) pelo menos 4 horas antes da doação.
· Qual a frequência com que posso doar sangue?
O intervalo mínimo entre doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. É importante ressaltar que os homens podem doar no máximo 4 vezes em 12 meses e as mulheres 3 vezes nesse mesmo período. Para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de 6 meses.
· Quanto tempo leva o processo de doação?
Todo o processo da doação que é cadastro, pré-triagem, triagem e lanche, leva aproximadamente oitenta minutos, podendo ser maior ou menor dependendo da quantidade de pessoas que estão presentes no local.
· O que acontece se for encontrado algum exame laboratorial alterado na doação?
Nesse caso, o candidato será convocado para comparecer ao Hemocentro para ser orientado sobre o significado desse exame e ser encaminhado para atendimento médico especializado quando for o caso.
· Quanto sangue é retirado?
São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.
10/09/24
Acompanhe as novidades da Fiec