Início > Notícias > Hackathon Crasjovem

Notícias

Parceria entre Fiec e Prefeitura promove hackathon para jovens atendidos pelo Cras

29/11/2019 - 15:20:00
Redator: Wanielly Amorim - Fotos: Arquivo FIEC

Grupo vencedor ofereceu solução focada na conscientização da poluição dos oceanos

 

Na terça-feira, 26 de novembro, a Prefeitura de Indaiatuba através da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura- Fiec, realizou para 170 jovens atendidos pelo programa Crasjovem do Centro de Referência de Assistência Social- Cras, a maratona de programação, conhecida como Hackathon.

 

Durante seis meses, a Fiec promoveu uma oficina de informática de 40 horas, que abrangeu o desenvolvimento de raciocínio lógico, introdução à informática e lógica de programação. As aulas práticas possibilitaram a iniciação em programação através da ferramenta denominada scrath, que visa estimular a criatividade, desenvolve o raciocínio lógico e instiga a criação de protótipos.

 

Baseado no conteúdo do curso oito equipes foram desafiadas a apresentarem uma proposta com soluções dentro dos temas: saúde, habitação, tecnologia, transportes e meio ambiente, através da criação de games, cenas ou história/estória.

A equipe vencedora foi a Ambicras do Cras IV, que propôs uma solução que visa conscientizar a população sobrea poluição dos mares e alertar sobre os prejuízos ambientais causados pelos lixos dos oceanos. A equipe desenvolveu um game onde o objetivo é que o jogador realize a captação do maior número de poluentes que são jogados no mar, no tempo de um minuto.

 

Para o coordenador de projetos da Fiec, Ricardo Massaru, foi possível ver a evolução dos jovens e a união através do trabalho em equipe “Muitos desses jovens já tinham um conhecimento de sistemas operacionais, como por exemplo o windows, mas fomos surpreendidos pela capacidade dos jovens no desenvolvimento de programação lógica. Detectamos vários talentos promissores nas turmas e os incentivamos a realizar o curso técnico em informática oferecido pela Fiec para aprimorarem seus conhecimentos. Além disso, foi gratificante ver o vínculo formado através da interação, amizade, respeito, apoio e a empatia que foram estabelecidas entre eles.” Conclui. 

 

As três equipes melhores colocadas no Hackathon, terão a oportunidade de conhecer o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas, onde participarão de uma oficina na área de informática.

 

A competição encerra o calendário das atividades doServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido pela Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Assistência junto as seis unidades dos Cras do município. Além das certificações, os alunos serão encaminhados para processos seletivos do Programa Jovem Aprendiz, e serão incentivados a dar continuidade nos estudos através de cursos técnicos e ingresso ao ensino superior.

 

 

Crasjovem

O CrasJovem tem o objetivo de trabalhar as questões e conflitos da adolescência, com jovens de 15 a 17 anos, amadurecendo-os para uma inserção mais consciente no mercado de trabalho. Os adolescentes são acompanhados diariamente por um Orientador Social durante as atividades de lazer, culturais e nas atividades preparatórias para processos seletivos, além do acompanhamento social nos casos de vulnerabilidade e risco apresentados pelas respectivas famílias.

  




 Resultado de imagem para saae indaiatuba


FIEC I - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 • Jardim Regina • CEP: 13349-003 • Fone: (19)3801-8688 • Indaiatuba-SP
FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849 • Cidade Nova I • CEP: 13334-150 • Fone: (19)3816-7534 • Indaiatuba-SP


© Copyright 2019 Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura