Início > Notícias > Space Apps Challenge 2019

Notícias

Indaiatuba recebe competição internacional realizada pela Nasa

24/10/2019 - 17:36:00
Redator:  - Fotos: Juliana Wolf
Challenge 2019 em Indaiatuba propõem produção dos próprios alimentos para combate da fome no mundo.
 
O NASA Space Apps Challenge, considerado o maior hackathon do mundo, se encerrou neste domingo com a divulgação dos grandes vencedores em mais de 80 países de todo o mundo.
 
O maior hackathon do mundo, que percorreu mais de 80 países e 230 cidades, envolvendo cerca de 29 mil participantes, simultaneamente, chega ao fim.
 
Para Indaiatuba, que recebeu a competição pela primeira vez, foram mais de 700 inscrições e 60 selecionados. O Nasa Space Apps Challenge aterrissou na cidade e o “QG de operações” da cidade foi a Fundação Indaiatuba de Educação e Cultura (FIEC), aonde todos os participantes passaram os três dias focados no desenvolvimento de incríveis soluções de código aberto para os desafios que enfrentamos atualmente na Terra e no espaço.
 
O time vencedor da edição 2019 foi o Space Beans, que propôs soluções para ajudar as pessoas a manterem suas próprias plantações e assim ajudar no combate a fome em larga escala prevista para 2050, segundo estudos.
 
Ele e o segundo colocado, Digital Stars, concorrem, agora, com projetos de todo o mundo. O vencedor garante uma visita à Nasa, nos Estados Unidos. O resultado global deve sair somente em janeiro.
Indaiatuba ainda premiou seu terceiro melhor projeto, o grupo Feijuca Estelar.
O evento terminou no final da tarde de domingo (20), com a convidados especiais, muita emoção, premiações e expectativas superadas.
O comitê organizador celebrou o sucesso do evento e comenta os pontos que identificaram como críticos para esta conquista: “ Um dos pontos foi a seleção dos participantes, nós buscamos realizar a seleção mais heterogênea possível. Tivemos desde um menino mais avançado de 10 anos, adolescentes de Ensino Médio, até professores universitários, gente de alto nível de grandes corporações, pesquisadores, especialistas em Marketing, desenvolvedores...”.
 
O mesmo foi feito com relação aos mentores, totalizando mais de 25 das mais diversas experiências e especialidades. “Nós trouxemos desde doutores em Mineração, Químico, Física e nas mais diversas engenharias; a diretores de empresas e startups e até um co-fundador de um dos unicórnios brasileiros”, comenta um dos responsáveis pela organização do evento.
 
Esses perfis completamente diferentes proporcionam uma troca muito grande de experiências e aprendizados durante os três dias de evento. “Eles aprendem muito um com o outro, os mais velhos ficaram surpresos com o quanto aprenderam com os jovens”, ressalta um dos organizadores.
 
Mas o evento não foi composto apenas de muito suor, trabalho duro e desafios intergalácticos. A staff pensou em todos os detalhes para permitir uma experiência única.
“Um Darth Vader visitou o evento durante o Happy Hour do Sábado (19) e, no final, um Buzz Lightyear entregou sorvete antes da premiação”, diz. Durante todo o evento os participantes ainda tiveram muita comida, dinâmicas, yoga, massagem e alguns brindes.
 
OBJETIVOS
O Nasa Space Apps Challenge é um hackaton internacional, o maior do mundo, em que as equipes formadas multidisciplinarmente se utilizam de dados livres e abertos da própria Nasa para produzir soluções a 20 desafios propostos para presente e futuro. O maior propósito é inspirar colaboração, criatividade e o pensamento crítico, criando interesse nos problemas da Terra e na ciência espacial.
 
Inspirar a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.
Promover o interesse na terra, na ciência espacial e na exploração.
Aumentar a conscientização dos dados da NASA em todo o mundo.
 Incentivar o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers, engenheiros, artistas, etc.
 
Confira as propostas dos três vencedores da etapa de Indaiatuba:
 
1º lugar – Space Beans
A ideia é ajudar todos a manterem suas próprias plantações, mesmo nas grandes cidades, e orientar os pequenos produtores de alimentos a obterem mais eficiência em suas fazendas.
 
2º lugar - Digital Stars
A equipe foi inspirada na promoção de interesse científico para o uso de um ambiente interativo e colaborativo para que alunos e professores do Ensino Médio possam acessar informações e dados recentes da Nasa a partir do telescópio James Webb e de outras fontes existentes. A plataforma terá vários recursos que incentivam a aprendizagem contínua e a aquisição de conhecimento por meio da colaboração entre usuários, que alimentarão o próprio sistema com suas descobertas e experiências a partir dos dados apresentados no ambiente virtual.
 
 
 
3º lugar – Feijuca Estelar
A solução do grupo foi para tentar reduzir riscos de inundações e recompor as áreas degradadas, integrando os dois objetivos com a criação de uma plataforma aberta e segura que funcionará como uma agência de soluções ambientais.
 
Release enviado por Caio Fernandes e Thales Fischer (Organização Space Apps Challenge Indaiatuba).
 
  




 Resultado de imagem para saae indaiatuba


FIEC I - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 • Jardim Regina • CEP: 13349-003 • Fone: (19)3801-8688 • Indaiatuba-SP
FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849 • Cidade Nova I • CEP: 13334-150 • Fone: (19)3816-7534 • Indaiatuba-SP


© Copyright 2019 Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura