Inicio > MUSEU FERROVIÁRIO

MUSEU FERROVIÁRIO

Estações

Endereço Histórico Locomotiva Estações Fotos Visitas

 

Histórico referente às Estações Ferroviárias da cidade de Indaiatuba

1ª Estação

            Em 17 de Abril de 1873 a Cia Ituana de E. F inaugurava oficialmente o trecho ferroviário entre a cidade de Jundiaí até a cidade de Itú, neste mesmo ano abre o ramal de Piracicaba partindo de Itaici passando por Indaiatuba.
Em 1875 chega até a cidade de Capivari e posteriormente em 1877 até a cidade de Piracicaba. Porém Indaiatuba ainda não tinha sua estação ferroviária, em função de um desentendimento entre a Cia ituana e a câmara Municipal, sobre a construção do pontilhão na Rua Alegre (Atual 9 de Julho).
A Cia Ituana queria construir apenas um bueiro, mas os vereadores não concordaram e solicitaram oficialmente que fosse construído um pontilhão, sem receber resposta a Câmara embargou a obra, mais tarde a Cia Ituana aceitou construir o referido pontilhão, mas como provocação aos vereadores não construiu  o prédio para estação.
            Indaiatuba era somente uma parada no trecho Itaici – Piracicaba da Cia Ituana E.F.
            Muito importante para os habitantes de Indaiatuba era resolver a questão referente a construção do prédio para Estação. Por volta de1875 a Câmara Municipal, juntamente com a população liderados por Joaquim Emigídio de Campos Bicudo, iniciaram os trabalhos para construção do mesmo, obra está concluída em 1880 que é o prédio menor a direita do atual.

2ª Estação

         Em  17/02/1909, a população da cidade com os esforços da Câmara Municipal, enviou uma representação ao exmo. Dr. John Egan, pedindo a construção de um novo prédio para a Estação Ferroviária da Sorocabana Railway em Indaiatuba, cuja obra foi concluída em 1911.
            O trafego de trens de passageiros pela Estação Indaiatuba, foi até 1976, os trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados de 1986. Por volta de 1990, com a erradicação do ramal, os trilhos foram definitivamente retirados pela FEPASA.
            O conjunto de prédios da Estação Ferroviária de Indaiatuba, foi totalmente restaurado pela Prefeitura Municipal, onde abriga o Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário,  inaugurado em 01 de Outubro de 2004, administrado pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).

Pesquisa e texto: José Henrique Dercole
Fontes: - Jornal Estado de São Paulo: Arquivo 17/02/1909
            - Sampaio Caio da Costa: “Indaiatuba e o pontilhão da Rua 09 de Julho” – Jornal Votura – publicação Junho de 1993
            -Sannazzaro, Silvia Teixeira de Camargo: Livro “ O tempo e a Gente “ editado em 1997.
            - Giesbrecht, Ralph M. : Site Estações ferroviárias
            - Dercole, José Henrique: Arquivo Pessoal

 

 


 Resultado de imagem para saae indaiatuba


FIEC I - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 • Jardim Regina • CEP: 13349-003 • Fone: (19)3801-8688 • Indaiatuba-SP
FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849 • Cidade Nova I • CEP: 13334-150 • Fone: (19)3816-7534 • Indaiatuba-SP


© Copyright 2018 Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura