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MUSEU FERROVIÁRIO

Locomotiva nº 10

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Locomotiva A Vapor Nº 10
Dados Técnicos

Ano de Fabricação: 1874
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Pais: Estados Unidos
Nº de série do fabricante: 3627
Classificação: 4-4-0
Tipo: American
Bitola: 1,00 m
Diâmetro dos cilindros: 45 cm
Curso dos pistões: 40 cm
Peso aproximado: 25.000 Kg
Comprimento: 12,5 m c/ Tender
Procedência: E.F. Ituana e E.F. Sorocabana
Restauração: Engenheiro Lincon Palaia, em 06-12-2002
Localização: Indaiatuba – SP
Nota: Pertenceu ao imperador D. Pedro II, é a mais antiga locomotiva a vapor americana em condições operacionais no Brasil.
Responsáveis: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)
Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).
Pesquisa e texto: José Henrique Dercole

Histórico da Locomotiva nº 10

A locomotiva estava exposta na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos durante as comemorações do centenário de independência daquele país em 1876, onde foi comprada pelo imperador D. Pedro II. Na exposição do centenário, a locomotiva tinha o nome de “America”. Logo que chegou ao Brasil foi batizada de “D. Pedro II”, segundo pesquisador Sérgio Mártire.
Conforme dados da época D. Pedro II, teria doado a locomotiva à Cia Ytuana de E.F.
Em 1892 ocorreu a fusão das companhias Sorocabana e Ytuana, dando origem a (Cusy) Cia União Sorocabana Ytuana, a bitola 0,96 cm da Ytuana passa para 1,0 m como eram os ramais da Sorocabana. Com a anexação da Ytuana pela Sorocabana por volta de 1905, a locomotiva passou a pertencer a E.F. Sorocabana.
Depois de operar na Ytuana e na Sorocabana, em 1920 foi transferida para o trecho Santos – Juquiá onde ficou em operação até 1933, completando assim 60 anos de serviços.
Depois de desativada foi transferida para a cidade de Sorocaba apenas para enfeitar os jardins da Administração da E.F. Sorocabana, onde permaneceu até 2002, durante esse período sofreu com ações climáticas e saques de vândalos. Com a privatização de toda a rede ferroviária na década de 90, passou a pertencer a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) que cede em comodato à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), está por sinal em 17/09/2002 fechou convênio com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) e a Prefeitura Municipal, cedendo a referida locomotiva para fins turísticos e culturais á cidade de Indaiatuba. A mesma chega em nossa cidade em 06-12-2002, totalmente restaurada para as comemorações do aniversário do município. Sendo a primeira peça a fazer parte do acervo do Museu Ferroviário, o qual foi inaugurado em 01 de Outubro de 2004.

 

Pesquisa e Texto:

José Henrique Dercole

 

 


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