Inicio > MUSEU FERROVIÁRIO

MUSEU FERROVIÁRIO

Histórico

Endereço Histórico Locomotiva Estações Fotos Visitas

 

Em 2002, por iniciativa do prefeito municipal de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, foi solicitado a elaboração de um projeto com a finalidade de preservar todo o eixo histórico da cidade, por estar intimamente ligado as tradições locais. Em razão da importância da ferrovia no desenvolvimento de Indaiatuba e sua ligação com a população e a memória histórica, foi solicitado a FIEC  a elaboração de um projeto de resgate e revitalização do conjunto de prédios da antiga estação ferroviária, onde o mesmo é escolhido a passar por uma completa restauração, afim de abrigar o Museu Ferroviário de Indaiatuba.
A FIEC inicia os trabalhos de pesquisa para buscar uma peça que seria a primeira a fazer parte do acervo do Museu, a qual deveria ser fonte de motivação principal para despertar o interesse de toda população, entendeu-se que uma locomotiva a vapor seria a peça ideal.
Através de um longo período de pesquisa e negociação entre a Prefeitura Municipal através da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) juntamente com a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que através de convênio firmado em 17/09/2002, cede a cidade de Indaiatuba para fins turísticos e culturais, a Locomotiva nº10 que foi fabricada em 1874 nos Estados Unidos, onde foi adquirida pelo imperador D. Pedro II, fato de destaque na história das ferrovias no Brasil.
Em seguida por iniciativa da FIEC é criada a Associação de Preservação Ferroviária de Indaiatuba (APFI), em um trabalho inicial com o envolvimento de ferroviários e moradores de Indaiatuba, na coleta e doações de acervos para o Museu Ferroviário. Também é iniciado os trabalhos de restauração dos prédios da Estação, obra realizada pela Prefeitura Municipal com recursos próprios, o qual é inaugurado em 01/10/2004 denominado Espaço Cultural Estação Indaiatuba Museu Ferroviário.

Referências
Atualmente o Museu conta com aproximadamente 400 objetos em seu acervo, todos identificados e registrados. Conta também com instalações de ferromodelismo em escala HO, onde as composições fazem percurso na parte interna e externa do mesmo.
O Museu Ferroviário recebe em média 7 mil visitas ao ano, entre moradores de Indaiatuba, de outras cidades, estados e também de países. Sendo atualmente considerado ponto de referencia em nível estadual e nacional. (Ver link relatório de visitas).
Também está incluído no circuito de visitas dos projetos  “Colhendo Frutos com o Turismo” e “ Passeios da Memória”, realizados pelo departamento de turismo da cidade de Indaiatuba.
Outro dado que merece destaque é o grande número de visitas de caráter histórico e pedagógico, uma vez que essas visitas são feitas por grupos escolares, vindo de diversas escolas de nossa cidade, tanto municipais, estaduais e particulares, onde são acompanhadas por monitores e palestras referentes a Preservação do Patrimônio Histórico, importância das ferrovias na nossa história e a criação do Museu Ferroviário. (Ver link relatório de visitas).
Também são realizados anualmente dois grandes eventos culturais com o intuito de resgatar tradições: São João na Estação e Natal na Estação, os quais fazem parte do calendário cultural do município.
Desde a sua criação, o Museu Ferroviário é administrado pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).

Pesquisa e Texto: José Henrique Dercole
Fonte: Arquivo Pesssoal

Horários de visitas:
Segunda à Sexta: Dás 8 hs às 12 hs e dás 14 hs às 18 hs.
Sábados e Domingos: Dás 9 hs às 12:30 hs.

Obs: Visitas em grupos, favor agendar com antecedência.
Fone: (19) 38164917 Indaiatuba – SP

 

       


 Resultado de imagem para saae indaiatuba


FIEC I - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3405 • Jardim Regina • CEP: 13349-003 • Fone: (19)3801-8688 • Indaiatuba-SP
FIEC II - Rua Alberto Santos Dumont, 1849 • Cidade Nova I • CEP: 13334-150 • Fone: (19)3816-7534 • Indaiatuba-SP


© Copyright 2017 Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura