Inicio > Formatura

Formatura

A importância da Comissão de Formatura

O primeiro passo para dar início aos preparativos da formatura é eleger uma comissão de formatura. Mas o que é e como criar uma Comissão de Formatura? A partir desse momento começam a surgir essas e muitas outras dúvidas que envolvem o evento formatura.

1 - O que é Comissão de Formatura

A Comissão de Formatura é a reunião de determinado número de alunos que ficarão responsáveis pela centralização de informações, organização e execução de todos os assuntos e detalhes inerentes à festa de formatura.

2 - Qual a função da Comissão de Formatura

São inúmeras as funções que a Comissão de Formatura deverá exercer, não existindo um número determinado de tarefas a serem executadas, mas podemos citar algumas funções:

- Escolher os alunos que serão oradores e juramentistas;
- Indicar o professor para ser o paraninfo;
- Indicar um patrono;
- Definir qual a melhor forma de reunir, cobrar, guardar e investir o valor necessário ara a realização dos eventos;
- analisar as propostas de empresas que organizam os cerimoniais.

É importante ressaltar que todas as decisões deverão ser definidas em reunião, com a participação de todos os interessados, ou pelo menos da grande maioria. As decisões deverão ser registradas em uma ata, para evitar futuras reclamações.

3 - Qual a Estrutura de uma Comissão de Formatura

Existem várias, trabalharemos da seguinte forma: A cada 30 alunos por turma o ideal seria obedecer a seguinte estrutura:

* Um responsável (presidente) por sala;
* Vice-presidente por sala.

4 - O que os alunos devem levar em consideração no momento de escolher os integrantes da Comissão de Formatura?

A escolha dos integrantes da comissão de formatura é um dos fatores fundamentais e decisivos para o sucesso ou não da festa de formatura. Para acertar na escolha os formandos deverão ser imparciais, deixando o favoritismo por amizade de lado e analisando se os candidatos possuem espírito de liderança, perseverança, criatividade, pró-atividade e acima de tudo, responsabilidade, pois eles serão os responsáveis por todos os detalhes da festa de formatura e essa começa bem cedo.

5 - Quais as formas de arrecadação que a Comissão de Formatura pode utilizar?

A comissão de formatura pode realizar festivais, bazares de roupas e acessórios, eventos em geral, rifas e muito mais.
Uma ótima oportunidade de arrecadar dinheiro é aproveitar as contribuições, através de rifas de brindes (algumas vezes já vem com o talão) que algumas empresas de formatura oferecem.

6 - Quais os deveres da Comissão de Formatura?

Como falamos, cada sala terá um presidente e um vice-presidente e caberá a eles, passar as informações para os demais alunos da sala, bem como, as cobranças das mensalidades e dos afazeres dos eventos que forem realizados. Cada aluno poderá ainda procurar a Assessoria de Imprensa da FIEC, órgão responsável pela organização da festa para tirar as dúvidas que julgarem necessárias, mas sempre consultando a Comissão da sala.

7 - Iniciativas de cada sala.

Cada sala poderá organizar o seu próprio evento, contanto que, apresente o projeto do mesmo para a sua aprovação ou não. Esse projeto deverá ser entregue na Assessoria de Imprensa que em reunião com a direção da escola aprovará ou não a realização do evento.

8 - Projetos

Pensando em ajudar a arrecadar fundos para as Comissões de formatura, a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) realiza dois eventos anuais: São João na Estação e Natal na Estação. Os dois eventos têm como objetivo arrecadar fundos para os alunos participantes do baile de formatura. Vale ressaltar que somente o aluno que se envolver no evento, terá participação na divisão do lucro.

9 - Baile

Pensando em obter sempre o maior número de participantes para o Baile, a Fundação é a empresa que se responsabiliza por toda organização do evento, desde a contratação de buffet até a empresa de segurança. Cada aluno participante do evento terá sempre direito a 5 convites para o Baile (a contar o dele), também é a Assessoria de Imprensa é o departamento responsável por todo evento.